Raul de Almeida Magalhães

Verbetes

Academia Mineira de Medicina
Pseudônimo ou nome de referência
Raul de Almeida Magalhães
Formação acadêmica
Medicina
Área de atuação
Bacteriologia
Vínculo Institucional na Fiocruz
Instituto Soroterápico Federal
Informações Biográficas

Raul de Almeida Magalhães, filho de Custódio d'Almeida Magalhães e de Ambrosina Batista d'Almeida Magalhães, nasceu no dia 08 de agosto de 1880, em São João del Rei, na Província de Minas Gerais.

Realizou o curso primário em sua cidade natal e o secundário, no colégio Caraça. Iniciou os estudos superiores no Curso de Farmácia em Ouro Preto e, em continuidade, o Curso Médico, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se diplomou em 1906, com a tese intitulada "Do treponema pallidum".

Raul de Almeida Magalhães foi um dos primeiros que chegaram no Instituto Soroterápico Federal, em Manguinhos, zona Norte do Rio de Janeiro entre 1904-1907. Um de seus trabalhos científicos foi sobre a presença do Treponema pallidium em um feto sifilítico, nascido morto.

Ele exerceu várias funções e atividades em diferentes Estados e instituições no ano de 1907 foi chefe de Saneamento Rural no Maranhão. Em 1909 participou como diretor da comissão de Profilaxia Rural do Estado do Maranhão e em 1919, atuando ainda como bacteriologista no Instituto de Manguinhos, exerceu o cargo de chefe do Serviço de Profilaxia Rural no Maranhão.

Em 1922-1926 foi Secretário Geral do Departamento Federal de Higiene. De 1926-1931 desempenhou atividade como Diretor de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Em 1931, foi diretor de Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro. Em 1932 foi diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública. Em 1934 foi assistente da Cadeira de Medicina Tropical, da qual era catedrático o Professor Carlos Chagas, e no mesmo ano foi Professor Substituto da mesma Cadeira, até o seu provimento efetivo. Foi professor do curso de saúde pública no Instituto Oswaldo Cruz. Integrou a comissão examinadora do concurso para a Cátedra de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, em 1935. De 1944-1946 foi diretor do Departamento de Higiene do Rio de Janeiro.

Entre 1923 e 1929, foram realizados cinco Congressos Brasileiros de Higiene, no Distrito Federal, em Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Salvador. Em 1941, um grupo de sanitaristas fundou uma nova Sociedade Brasileira de Higiene, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Entre seus fundadores, estavam figuras de destaque, vários deles ex-bolsistas ou representantes da Fundação Rockefeller: Carlos Sá, Samuel Libanio, Ernani Agrícola, Fred Soper, Raul de Almeida Magalhães, Mario Pinotti, Henrique B. Aragão, J. P. Fontenelle, Raul Godinho, Jansen de Mello.

Em 1927, o sanitarista Raul de Almeida Magalhães foi responsável pela elaboração do Regulamento Sanitário do Estado de Minas Gerais, aprovado pelo decreto nº 8.116, de 31 de dezembro de 1927.

Mais tarde, o Ministro da Educação e Saúde, de acordo com a portaria ministerial nº 152 de 5 de agosto de 1940, resolve designar o Dr. Raul de Almeida Magalhães, médico sanitarista classe L do quadro I deste Ministério para lecionar a cadeira de "Epidemiologia e profilaxia das doenças contagiosas agudas" do Curso de Higiene e Saúde Pública. Em setembro, Raul de Almeida Magalhães tomou posse no cargo de acordo com a designação do Ministro Gustavo Capanema.

Foi ocupante da cadeira 11 da Academia Mineira de Medicina e dedicou sua vida à carreira de Sanitarista e ao magistério.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Christobaldo Motta de. Raul d'Almeida Magalhães. Belo Horizonte: Academia Mineira de Medicina, 2017. Disponível em: http://www.acadmedmg.org.br/ocupante/raul-dalmeida-magalhaes/.

BEZERRA, Mariza Pinheiro. “Além da capital, pelo Saneamento do Maranhão”: a instituição do Serviço de Profilaxia Rural (1918-1924). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 15., 2016. Anais... Florianópolis, Sociedade Brasileira de História da Ciência; Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://www.15snhct.sbhc.org.br/resources/anais/12/1473988488_ARQUIVO_MarizaBezerraArtigocompletoparaSBHC.pdf.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Base Arch: Raul de Almeida Magalhães. Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https://basearch.coc.fiocruz.br/index.php/raul-de-almeida-magalhaes.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Oswaldo Cruz. Raul de Almeida Magalhães. Rio de Janeiro, [2024]. Disponível em: https://www.ioc.fiocruz.br/personalidades/raul-de-almeida-magalhaes.

MATHIAS, Caio. Magalhães, Raul de Almeida Secretaria Geral de Saúde e Assistência (interino). Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://expagcrj.rio.rj.gov.br/magalhaes-raul-de-almeida.

SANTOS, Luiz Antonio de Castro; FARIA, Lina. O ensino da saúde pública no Brasil: os primeiros tempos no Rio de Janeiro. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 4 n. 2, p. 291-324, set. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/m84ynMBcj63rkfCMNZjDDSH/.